“O vosso país está assolado; as vossas cidades abrasadas pelo fogo; a vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença, e está devastada, como por uma pilhagem de estrangeiros.”
— Isaías 1:7 (AA)
Essa profecia de Isaías era para o povo de Israel, vamos entender um pouco o contexto da época.
Depois que Isaías profetizou aquele grande livramento (Ver aqui) para os judeus o rei Ezequias ganhou grande fama e mostrou todo reino para Baraquedaque-Baladã filho do rei de Babilônia.
2 Reis 20 (AA)
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
¹² Naquele tempo Berodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de Babilônia, enviou cartas e um presente a Ezequias, porque ouvira que Ezequias tinha estado doente.
¹³ E Ezequias deu audiência aos mensageiros, e lhes mostrou toda a casa de seu tesouro, a prata e o ouro, as especiarias e os melhores ungüentos, a sua casa de armas e tudo quanto havia nos seus tesouros; coisa nenhuma houve que lhes não mostrasse, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio.
¹⁴ Então o profeta Isaías veio ao rei Ezequias, e lhe perguntou: Que disseram aqueles homens, e donde vieram a ti? Respondeu Ezequias: Vieram de um país mui remoto, de Babilônia.
¹⁵ E disse ele: Que viram em tua casa? E disse Ezequias: Viram tudo quanto há em minha casa; não há coisa nenhuma nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse.
¹⁶ Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor:
¹⁷ Eis que vêm dias em que será levado para a Babilônia tudo quanto houver em minha casa, bem como o que os teus pais entesouraram até o dia de hoje; não ficará coisa alguma, diz o Senhor.
¹⁸ E até mesmo alguns de teus filhos, que procederem de ti, e que tu gerares, levarão; e eles serão eunucos no paço do rei de Babilônia.
Depois Ezequias morreu subiu em seu lugar seu filho Manassés um rei que Deus dizia que era pior que os midianitas, fazia tudo de mais horrível possível, ele adorou e fez templos para outros deuses e chegou a sacrificar seu filho para um deles, as professias que Isaías fala em seu livro penso que era para esse povo.
2 Crônicas 36 (AA)
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
⁴ Então o rei do Egito constituiu Eliaquim, irmão de Jeoacaz, rei sobre Judá e Jerusalém, e mudou-lhe o nome em Jeoiaquim; mas a seu irmão, Jeoacaz, Neco o tomou e o levou para o Egito.
⁵ Tinha Jeoiaquim vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém; e fez o que era mau aos olhos do Senhor seu Deus.
2 Crônicas 36 (AA)
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
⁵ Tinha Jeoiaquim vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém; e fez o que era mau aos olhos do Senhor seu Deus.
⁶ Contra ele subiu Nabucodonozor, rei de Babilônia, e o amarrou com cadeias a fim de o levar para Babilônia.
⁷ Também alguns dos vasos da casa do Senhor levou Nabucodonozor para Babilônia, e pô-los no seu templo em Babilônia.
O Reino de Israel foi devastado por estrangeiros como foi profetizado por Isaías mas podemos levar isso para a nosso mundo de hoje que está sendo devastado pelo inimigo, e oque podemos fazer?
Neemias 2 (AA)
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
² E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, visto que não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração. Então temi sobremaneira.
³ e disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não há de estar triste o meu rosto, estando na cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas pelo fogo?
⁴ Então o rei me perguntou: Que me pedes agora? Orei, pois, ao Deus do céu,
⁵ e disse ao rei: Se for do agrado do rei, e se teu servo tiver achado graça diante de ti, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.
Conhecemos o profeta Neemias que encontrou graça com rei Artaxerxes, ele permitiu a ida dele para Israel para reestabelecer o Reino.
“Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.”
— Romanos 5:17 (AA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário